Qual a importância de ter um site rápido.

Qual a importância de ter um site rápido.

A velocidade do site é um assunto que vem sendo muito falado nos últimos 6 anos. Existem diversas pesquisas sobre a relevância da velocidade de carregamento das páginas, mas você sabe qual o real impacto disso no seu site?

Vou te dizer exatamente o que acontece quando um site fica mais rápido ou mais lento, mas antes vamos falar um pouco sobre como esse assunto se tornou algo tão importante.

Em meados dos anos 2010 o Google anunciou que o desempenho dos sites se tornaria mais um critério de ranqueamento de seu gigantesco motor de busca, mas não foi informado qual o nível de relevância desse requisito e até hoje não se sabe ao certo.

Porém é simples entender porque a velocidade do site deve interferir no posicionamento. O Google trabalha para garantir a melhor experiência do usuário e quanto mais rápido for o acesso ao resultado de busca, mais agradável será a navegação.

Desde então o desempenho é um critério que se torna cada vez mais poderoso, isso porque a tecnologia está avançando muito e temos acesso cada vez mais rápido à informação, mas você sabe por que isso acontece?

O nosso cérebro inconscientemente não gosta mais de esperar e a exigência de acesso rápido só aumenta.

Uma pesquisa feita pela Akamai e Forrester Consulting revela que 40% dos consumidores vão abandonar o seu site se as páginas demorarem mais de 3 segundos para carregar.

A mesma pesquisa ainda afirma que 47% das pessoas espera que o site carregue em 2 segundos ou menos, muito acima das expectativas de alguns anos atrás, quando a velocidade do site não era nenhum requisito e sites rápidos não passavam de “modinha“.

Esses dados podem te ajudar a entender porque o seu negócio não está vendendo tanto quanto você gostaria. Mas ainda vou te dar mais informações para você usar a favor do seu site.

Como a velocidade do site afeta o seu negócio online

 

Ranqueamento no Google

Apesar de não saber qual o real valor da velocidade do site para o algoritmo do Google, dá para perceber que é um fator muito forte no posicionamento das buscas.

Digo isso porque você provavelmente já pesquisou alguma coisa através do Smartphone e viu em baixo do Link um texto informando que o site desse resultado é lento.

A conexão através dos dispositivos móveis foi o principal influenciador para colocar essa métrica no motor de busca, já que não possuem uma conexão tão rápida com a internet como os computadores.

Essa é provavelmente uma das principais vantagens de melhorar a velocidade do site, pois com posições melhores você terá mais acessos e consequentemente mais conversões.

Mas não se iluda, apenas a velocidade não fará suas páginas alcançarem o primeiro lugar, para isso você precisa de um conjunto de melhorias, incluindo SEO, conteúdo relevante para os visitantes, boa proposta, entre outras coisas.

Tráfego

Sim! Ao melhorar o desempenho do site você pode garantir muito mais visitas, boa parte se deve ao fato de que você terá uma posição melhor nos buscadores, mas nem todo o resultado está ligado a isso.

Com a boa velocidade você pode garantir que os compradores fiquem no seu site, ao invés de procurar os mesmos produtos nos outros Players do mercado.

Uma vantagem competitiva de 250 milissegundos pode garantir a visita no seu site ao invés de no do seu concorrente. Veja bem, apenas um quarto de segundo ou um piscar de olhos, pode fazer alguém continuar navegando na sua página.

Para se ter uma ideia de como a velocidade impacta na sua quantidade de visitas, uma pesquisa encontrada no Global Dots informa que a Yahoo gerou 9% a mais de tráfego no site para cada 400ms a menos no tempo de carregamento da página.

Taxa de conversão

A métrica mais importante para qualquer tipo de negócio digital. Apesar de existirem diversos modos de aumentar a taxa de conversão, a velocidade do site é a mais eficaz, sem dúvidas!

A conversão de uma página tem muito a ver com a paciência dos consumidores, como já te disse antes, o nosso cérebro mesmo que inconscientemente não quer mais esperar.

Imagine-se entrando em uma loja física, imagino que você queira ser atendido assim que colocar o pé para dentro, mas por algum motivo levam 5, 10, 15 minutos para que alguém fale com você.

Depois de esperar 15 minutos, sua paciência já se esgotou e você parte para a loja do concorrente, onde vão lhe atender mais rapidamente. O mesmo acontece na Web, mas ao invés de 15 minutos serão apenas 3 segundos.

Todas as compras, sejam elas físicas ou digitais, são feitas por impulso. Quando a demora é grande, esse impulso de completar a ação é perdido, diminuindo a sua taxa de conversão drasticamente.

Ainda na pesquisa da Global Dots, é informado que a Walmart obteve 2% de aumento na taxa de conversão diminuindo 1 segundo no carregamento das páginas e a Mozilla, gerou 60 milhões de downloads a mais do navegador Firefox por ano, diminuindo 2,2 segundos no carregamento do site.

Satisfação dos consumidores

Quando um consumidor consegue acessar a sua página, encontrar o produto que deseja e efetuar a compra rapidamente, ele sai extremamente satisfeito.

Um cliente satisfeito compartilha a sua experiência de compra, defende a marca e indica os produtos para os seus amigos. Tanto eu quanto você sabemos que uma indicação é uma venda praticamente certa!

Eu já citei o exemplo da loja física, mas ele funciona tão bem na taxa de conversão quanto na satisfação dos consumidores. A velocidade do site está diretamente ligada com ambos.

Mantendo a boa performance do seu site, você cria uma legião de clientes satisfeitos e defensores da sua marca, capaz de gerar tantas vendas ou até mais do que um bom anúncio na internet.

Uma boa dica para saber se a velocidade do site está satisfazendo os visitantes é enviar uma pesquisa de satisfação por e-mail. Elas funcionam muito bem e quando for preciso investir na performance, elas vão te dizer isso.

Redução de custos

Você deve estar se perguntando: como é possível diminuir os custos fazendo meu site ficar mais rápido? Existe uma lógica por trás disso e vou te mostrar como funciona.

Para melhorar a velocidade do site você precisa otimizá-lo, isso fará com que ele use os recursos do servidor do modo mais adequado, diminuindo a quantidade de processamento necessário para suportar suas páginas.

Após uma boa otimização a diferença no uso dos recursos pode ser tão grande que talvez não seja mais preciso usar um servidor tão poderoso como o atual.

Assim é possível suportar a mesma quantidade de pessoas on-line ou até mais do que antes com uma hospedagem mais barata.

O dinheiro que sobrar todo mês, você pode usar como Budget para anúncios no Google, Facebook, Instagram entre outros.

Se você já otimizou o seu site e ainda precisa diminuir o tempo de carregamento, use uma hospedagem com otimizações feitas especialmente para a sua plataforma seja ela Magento, OpenCart, WooCommerce ou WordPress.

O que deixa um site lento?

Agora que você já sabe a importância da velocidade do site para o seu negócio quero te mostrar quais são os principais causadores da lentidão.

Gostaria de informar que se o seu site se enquadrar em qualquer uma das situações abaixo, você deve buscar uma solução com urgência.

Imagens muito pesadas

As imagens são uma benção, tanto para o conteúdo quanto para a venda de produtos on-line, mas podem se tornar um tremendo pesadelo se forem usadas de forma incorreta.

Muitas vezes as imagens causam lentidão no site por serem exportadas com a extensão incorreta, com qualidade máxima (não é preciso) ou com o tamanho muito maior do que o necessário para a página.

Qualquer uma dessas opções pode deixar uma imagem com 4MB facilmente, atrasando o carregamento da sua página em segundos, o que é péssimo para os visitantes do seu site.

A compressão das imagens para a Web, pode mudar o tamanho desses arquivos consideravelmente e devolver a velocidade do site. Vou deixar o link de algumas ferramentas que podem comprimir suas imagens sem comprometer a qualidade.

Compressor.io

Compress PNG

Compress JPEG

Muitos Scripts

Para resumir os Scripts são linhas de código que farão os elementos do site abrirem de forma correta. Assim que você acessa a página, esses Scripts são requisitados para colocar tudo em ordem.

O problema é que muitas vezes cada função está em um arquivo separado, gerando muitas requisições que não podem ser executadas ao mesmo tempo pelo navegador.

Além de afetar a velocidade do site, os Scripts serão executados aos poucos e os visitantes verão o site sendo “construído” na própria tela, o que é péssimo.

O recomendado é que todos esses comandos sejam concentrados em um único arquivo, diminuindo o número de requisições na página e ganhando velocidade no carregamento.

Widgets

Os Widgets são aquelas “caixas” com previsão do tempo, rádio, notícias ou qualquer outra informação que não seja do próprio site e com certeza são os piores inimigos do desempenho.

Essas caixinhas não fazem requisições apenas na sua página, mas também em outros sites de onde vem o conteúdo, acaba que você não depende só do desempenho do seu site mas do de terceiros.

Isso joga a velocidade do site lá em baixo porque o caminho a percorrer para encontrar as informações é muito grande, então os elementos que estão abaixo do Widget não serão carregados até que ele esteja pronto.

Procure não usar esse facilitadores. Garanto que seu site vai carregar bem mais rápido e por conta do desempenho você até pode ganhar algumas posições nos motores de busca.

Publicidade excessiva

A grande maioria dos sites de conteúdo e portais de notícias usam a publicidade nas suas páginas, é um modo de monetizar todo o trabalho por trás do conteúdo disponibilizado gratuitamente.

Porém é preciso ter uma boa dose de bom senso para não infestar o site com anúncios, isso vai aumentar o número de requisições no site e atrasar o carregamento de todos os elementos.

Sem falar no aborrecimento da audiência com os inúmeros anúncios. Essas pessoas criam uma certa “blindagem” e muitas dessas propagandas passam despercebidas.

Com a velocidade do site afetada e um número excessivo de anúncios, sua página estará rumo ao abismo, então seja muito sutil ao criar espaços para outros sites.

Hospedagem

Se você já otimizou todas as causas de lentidão acima e o site continua lento, há uma grande possibilidade que sua hospedagem não esteja otimizada para a plataforma do seu site.

É claro que ainda existem outras coisas que podem afetar a velocidade do site, mas mesmo que você otimize tudo que seja possível, se o seu plano de hospedagem não for otimizado não vai adiantar nada.

Os planos comuns de hospedagem não acompanham o crescimento exponencial de um site ou aplicação, é necessário otimizar o servidor para usar os recursos de processamento e a memória da melhor forma possível.

Quando você usa um ambiente de alto desempenho que foi preparado exclusivamente para sua plataforma, é possível reduzir o tempo de carregamento das páginas em segundos!

Ferramentas para testar a velocidade do site

Você já conhece as principais causas da lentidão nos sites, mas ainda existem outras funções que você pode otimizar para carregar as páginas mais rápido ainda.

Quero te apresentar algumas ótimas ferramentas on-line que verificam o desempenho do site e informam o que pode ser otimizado, eu garanto que serão de grande ajuda.

Mas antes, quero te informar que é super recomendado entrar em contato com o seu desenvolvedor antes de fazer qualquer tipo de alteração e um Backup é sempre bem vindo para evitar futuros problemas.

Veja agora as ferramentas que eu mais uso para verificar o desempenho dos sites:

GTmetrix

Google Pagespeed Insights

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